Memória da Escuta da População

  • Fórum de Desenvolvimento Sustentável (17/09/2009)

    Resumo

    "Verbetes" / Comentários / Leituras:

    Geral

    i. Saneamento, saúde e percepção dos moradores (Magda Gomes)

    A saúde da população foi avaliada como precária pelos próprios moradores, que associaram essa situação à ausência de saneamento básico adequado. Os moradores enfatizaram que a melhoria nos serviços de saúde e saneamento básico resultaria em uma melhor qualidade de vida. Para alcançar esse objetivo, a implementação de programas de educação ambiental foi sugerida como um dos caminhos essenciais.

    ii. Urgência da atualização dos dados, políticas públicas e educação ambiental (Magda Gomes)

    O Fórum de 2009 revelou a urgência em revisar e atualizar os dados populacionais e domiciliares, e a necessidade de intervenções concretas em saneamento básico e educação ambiental para promover o desenvolvimento sustentável na Rocinha.
    Leituras Cruzadas – Tema Habitação e Condições de Urbanização:

    iii. Adequação das habitações e coleta de resíduos (Lino Teixeira)

    Um dos pontos centrais destacados pelo documento diz respeito à relação entre habitação e gestão dos resíduos sólidos, revelando a importância das condições de adequação3 das moradias para o manejo e coleto do lixo. A partir deste indicador, foram observados 53% domicílios que atendiam às condições de adequação, enquanto 45% foram classificados como semiadequados. Entre os demais elementos mencionados, a ausência de coleta de lixo domiciliar é o fator que contribui de forma mais evidente para a falta de adequação das moradias. Contribui para isso também o grau de adequação dos dispositivos arquitetônicos voltados para o manejo dos resíduos nas construções em geral, incluindo moradia e comércio. Enquanto a maior parte das residências na Rocinha tinha acesso à abastecimento regular de água e à rede geral de esgoto ou fossa séptica, apenas 12% das moradias apresentavam coleta de lixo domiciliar, seja pela presença do serviço de limpeza municipal ou pelos garis comunitários.


    3  Segundo classificação do IBGE, são considerados domicílios adequados à habitação aqueles que apresentam condições básicas como oferta de redes de serviço, infraestrutura básica e número de até 02 moradores por dormitório