Semana UNIR
A Semana UNIR tem por objetivo colaborar para a construção de um espaço público e permanente de diálogo acumulativo, interdisciplinar e sociotecnico em torno da Rocinha. Nesse sentido, pretende ser um evento regular, que mobilize professores, pesquisadores e estudantes de diferentes departamentos da universidade, colegas de outras universidades e de outras organizações da sociedade civil, lideranças e pessoas que vivem e pensam a Rocinha, e diferentes segmentos dos poderes públicos.
O evento está organizado em dois tipos de jornadas, Grupos de Trabalho dedicados à apresentação e troca de conhecimentos entre estudantes e pesquisadores que estão realizando ou realizaram trabalhos acadêmicos sobre a Rocinha. E Mesas Temáticas organizadas em torno de temas estratégicos para o debate público sobre a favela.
Grupos de Trabalho
O GT reflete sobre políticas públicas, direitos sociais e práticas de cuidado nas favelas, com ênfase em creches, redes de proteção escolar, educação ambiental e experiências de maternagem. As pesquisas demonstram como o cuidado — em suas dimensões política, social e afetiva — atua como força estruturante da vida comunitária e instrumento de cidadania. Este eixo articula gênero, infância e políticas sociais em contextos populares.
Mesas Temáticas
Reflexão sobre a questão da produção dos dados sobre as favelas e a Rocinha em especial, sua qualidade e limites, e de como ela se reflete na evolução estatística de aspectos demográficos fundamentais para a compreensão da dinâmica de expansão e adensamento populacional da favela.